Atenção a todos os trabalhadores humanitários e viajantes de férias

Leia esta informação importante se tiver viajado para uma zona de malária desde 1985.

Sara Thompson foi voluntária do Peace Corps. Em 2010, ela foi para o país de Burkina Faso, na África Ocidental, onde ela serviria por dois anos em uma pequena aldeia na parte leste do país. Ela aprendera francês e estava ansiosa para ir a um país francófono.

Como um voluntário do Corpo de Paz indo para uma área onde a malária é endêmica, ela foi obrigada a tomar um anti-malárico para a profilaxia. De acordo com o mandato do Corpo da Paz, todo voluntário deve ter uma consulta com um Oficial Médico do Corpo de Paz. Lá, as várias opções de medicamentos seriam discutidas, e uma lista dos prós e contras de cada medicamento seria analisada, assim como os possíveis efeitos colaterais de cada medicamento.

Segundo Sara, havia três medicamentos disponíveis: doxiciclina, malarona e mefloquina. No entanto, quando chegou a Burkina Faso, ela recebeu uma bolsa contendo várias doses de mefloquina ao longo de uma renúncia que ela teve que assinar. Em nenhum momento ela foi informada sobre os possíveis efeitos colaterais que ela poderia experimentar, além de ser informada de que ela poderia ter pesadelos, mas que tudo ficaria bem. Pouco tempo depois, ela descobriria que certamente não estava bem.

Image may contain: 3 people, people smiling, people standing and outdoor
RPCVs Sara Thompson e Jennifer Mamola, da Health Justice for Peace Corps Volunteers, com Rep Ted Poe na semana passada depois que Rep Poe compartilhou a história de Sara como parte de seu depoimento no plenário sobre os efeitos negativos que alguns PCVs experimentam ao tomar mefloquine / larium. RPCVHealthJustice
Página do Grupo do Facebook da National Peace Corps Association

Espera-se que tome mefloquina

Em 1989, um grupo de voluntários do Corpo da Paz foi escolhido para participar de um teste de drogas que testava a eficácia da mefloquina como tratamento ou profilaxia da malária. Voluntários do Corpo da Paz foram selecionados porque se acreditava que eles poderiam ser confiáveis ​​durante toda a duração do julgamento. A conformidade foi um problema em outros testes que testam a mefloquina, já que muitos parariam de tomá-la após o início de efeitos colaterais graves. Os voluntários do Corpo da Paz não seriam diferentes dos outros nesse aspecto, apenas eles teriam que esconder o seu descumprimento.

Como aqueles voluntários, Sara começou a sentir efeitos colaterais desagradáveis. Ela diz que estava dormindo muito e muitas vezes se sentia tonta ou tonta. Suas emoções começaram a ser afetadas, já que ela diz que freqüentemente reage a situações inapropriadamente. Houve momentos em que ela chorava sem motivo aparente e exagerava em certas situações.

Ela começou a sentir os sintomas neurotóxicos mais sérios perto do final de seu serviço na África, dizendo que ficaria tonta ao ponto de vomitar. Depois de uma noite particularmente angustiante, ela foi ver o oficial médico, que lhe disse que tinha uma infecção no ouvido e deu a medicação para tratar a náusea.

Os sintomas não desapareceram.

Mesmo depois de voltar para sua casa no Centro-Oeste, os sintomas não diminuíram. Ela costumava cambalear como se estivesse bêbada, e estava sujeita a dores de cabeça súbitas e ofuscantes. Ela viu um clínico geral, mas ele foi incapaz de fazer um diagnóstico, então ela foi encaminhada para um neurologista. Sendo incapaz de encontrar uma razão para seus sintomas, o neurologista também diagnosticaria erroneamente Sara com um problema no ouvido interno.

Depois de conversar com outro voluntário do Corpo da Paz que já havia servido anteriormente, foi-lhe dito que procurasse o Dr. Remington Nevin, a principal autoridade em toxicidade com mefloquina. Depois de se encontrar com Sara e revisar sua ficha, ele concluiu que ela sofria de encefalopatia crônica por quinolina, também conhecida como quinism.

Lesão Cerebral Adquirida

Em uma minoria significativa de pacientes, acredita-se que a mefloquina se acumula em certas partes do cérebro causando danos. O tronco cerebral é afetado e o dano é feito ao sistema vestibular, que é responsável por enviar sinais ao cérebro sobre movimento, posição da cabeça e orientação espacial.

Na verdade, há uma série de outros sintomas, alguns dos quais mimetizam o TEPT, levando a diagnósticos frequentes do transtorno. Não há um teste que possa diagnosticar sozinho a toxicidade da mefloquina, e um diagnóstico adequado pode levar meses. Não há cura para o quinismo, mas os sintomas da doença podem ser gerenciados.

Sintomas

A toxicidade da mefloquina provoca uma série de sintomas, como mencionado anteriormente, alguns também são vistos em PTSD. No entanto, os sintomas do quinismo não melhoram com o tempo e não respondem ao tratamento. De fato, ao tentar tratar o quininismo como o TEPT, mais danos podem de fato ser feitos.

Os sintomas do quinismo – causados por envenenamento pelas drogas neurotóxicas mefloquina e tafenoquina – podem incluir zumbido, tontura, vertigem, parestesias, ansiedade, confusão e distúrbios do sono, como insônia e pesadelos vívidos. O quinismo pode ser incapacitante e permanente.

O termo “quinism” pode parecer novo, mas os sintomas de envenenamento por mefloquina (anteriormente comercializado como Lariam®), tafenoquina (comercializada como Krintafel® e Arakoda ™) e drogas quinolínicas relacionadas são muito familiares: zumbido. Tontura. Vertigem. Parestesias. Distúrbios visuais. Problemas gastroesofágicos e intestinais. Pesadelos Insônia. Apnéia do sono. Ansiedade. Agorafobia. Paranóia. Disfunção cognitiva. Depressão. Mudança de personalidade. Pensamentos suicidas.

Esses sintomas não são “efeitos colaterais”. Eles são sintomas de envenenamento por uma classe de droga que é neurotóxica e que prejudica o cérebro e o tronco cerebral. Este envenenamento causa uma doença, e esta doença tem um nome: Encefalopatia quinolina crônica – também conhecida como quinism.

The Quinism Foundation

Seja informado

Se você viajou para uma zona de malária desde meados até o final dos anos 80 e tomou mefloquina para prevenir a malária, e você tem esses sintomas, precisa ser avaliado adequadamente. Todos os anos, um número incontável de pessoas com toxicidade de mefloquina não diagnosticada tira suas próprias vidas. Eles ficam desanimados, sem saberem o motivo pelo qual sentem o que fazem e desistem de toda esperança.

Mas há esperança. Para muitos, simplesmente saber que a razão pela qual eles são do jeito que eles são é porque eles foram envenenados pode ser o suficiente para dar a eles uma razão para não tirarem suas próprias vidas. Saber que não é culpa deles pode fazer com que alguém queira lutar para viver.

Se o que escrevi aqui lhe parece familiar devido aos seus próprios sintomas ou ao de outra pessoa, clique no link para a fundação do quinism. Eles não podem diagnosticar você, mas eles lhe darão informações valiosas para levar adiante sua luta contra essa doença.

Se você está sofrendo de quinismo, você não está sozinho. Milhares de pessoas são iguais a você e, como comunidade, podem fornecer muito apoio, conselhos e informações. Eles ficarão com você e informarão que eles são #intistentes de você.

quinism.org

A Fundação do Quinismo – Homepage

https://onecalgaryvoter.files.wordpress.com/2019/05/8f833-poshcorps_podcast_ep15_transcript_v2.pdf

Posh Corps Podcast Ep. 15: Mefloquine

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s